UA-29861581-1 Leão do Norte Xadrez: Entrevista exclusiva com o Grande Mestre Internacional Sandro Mareco (Argentina)

Total de visualizações de página

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Entrevista exclusiva com o Grande Mestre Internacional Sandro Mareco (Argentina)


O GM Mareco (13/05/1987) fala sobre sua vida, o começo em Buenos Aires, sobre seus próximos objetivos no xadrez, equipe olímpica de seu país entre outros temas importantes.

O MI Yago Santiago, amigo pessoal de Sandro, colaborou decisivamente para  a publicação desta entrevista.





1. Caro GM Mareco, obrigado pela entrevista, primeiro gostaríamos de apresentá-lo:


a. onde você nasceu, tem irmãos ? se sim, eles também jogam xadrez ?

Eu nasci em Buenos Aires, Argentina.
Eu tenho um irmão por parte de pai, mas ele só sabe  mexer as peças e tem 49 anos.

b. Como você foi apresentado ao xadrez ?

Meu pai me ensinou a mexer as pecas aos 5 anos, porém não me interessei muito pelo jogo, mas eu tinha aulas de xadrez na escola .


c. quais foram seus primeiros sucessos jogando xadrez.

Eu joguei uns torneios escolares quando tinha uns 10 anos... mas depois disso deixei de jogar... depois fui começar a jogar em um clube aos 13. Um de meus primeiros resultados bons foi terminar em 5° no panamericano sub 16 aos 15 anos.

2. O ambiente em seu país foi propício para o desenvolvimento do seu talento ? As condições foram favoráveis ?

O ambiente era bom por um lado, porque em Buenos Aires tem muita atividade, porém não era simples jogar, por que eu não tinha as suficientes condições econômicas. 


3. Você hoje é um profissional de Xadrez ? Como você planeja seu calendário de torneios ?

Sim, eu sou um profissional de xadrez, sou treinador e jogador.
Para planejar não é tão simples, mas tem uns poucos torneios que dá para se programar com bastante antecedência, como os jogos regionais e abertos de São Paulo que participo representando Pindamonhangaba.

4. Para um observador externo houve a impressão de que nos últimos anos você tentou mudar seu estilo. Isso é verdade?

Penso que nao tentei mudar meu estilo, porém tentei melhorar meus pontos fracos o melhor possível,  isso provavelmente me levou a mudar um pouco meu estilo de jogo.

Ainda tenho muito para melhorar, mas estou trabalhando nisso e se meu estilo mudar um pouco, por que consegui melhorar, seria muito bem recebida a mudança.


 5. Eu considero que você seja um dos jogadores de xadrez mais ativos hoje na Argentina.
Aonde você pretende chegar, sabemos que os cubanos Bruzón e Dominguez entraram para o seleto clube dos 2700, esse é um dos seus objetivos ?

O primeiro objetivo que eu tenho é chegar novamente a 2600 de rating... se eu conseguir isso e manter esse rating o próximo passo seria tentar chegar a 2650.

6. Quem você considera o maior jogador de seu país em todos os tempos ? e o mais talentoso ?

Provavelmente o melhor jogador de todos os tempos de nosso  país seja Oscar Panno, sobre a parte do talento... não saberia responder... por que penso que isso é algo muito difícil de definir e também não é algo muito importante para mim...porque considero que sem muito trabalho não é possível chegar a un nível alto em xadrez, mesmo sendo talentoso.

 7. Você se prepara psicologicamente para os torneios ? 

Não me preparo especialmente... mas eu considero que estar o mais forte possível psicologicamente é muito importante... por que isso influi diretamente no meu jogo. 


8. Há algum jogador latinoamericano contra o qual você não se sente confortável ?

Não joguei muitas vezes com os jogadores mais fortes de latinoamerica, dentre eles, com Vescovi e Fidel Corrales eu perdi duas vezes... mas
não me sinto desconfortável jogando com eles, eu gostaria mesmo é de poder jogar mais vezes com jogadores fortes porque penso que isso é algo que ajuda muito a evoluir mais rapidamente.

 9. Em que ano e em que condições você conquistou o título de MI ?

Eu terminei de atingir o titulo de MI no sulamericano sub 20 jogado em Escobar - Argentina no ano de 2007 .
Eu já tinha as normas necessárias para o título, porém, não tinha o rating... mas ganhando esse torneio eu consegui o título direitamente e também passei dos 2400 de elo nesse ano.


10. Em que ano e em que condições você conquistou o título de GM ?

Eu fiz minha norma final no ano de 2010, em um fechado disputado em Campinas - SP, eu já tinha mais de 2500 de elo porém não conseguia atingir a última norma... mas nesse torneio eu consegui, empatando com Fier na última rodada para consegui-la. 


11. O que você hoje considera que foi decisivo para o seu jogo evoluir ao nível de Grande Mestre Internacional ?

Eu penso que algo muito importante foi ter autocrítica para observar as falhas em meu jogo... foi ter um pouco de sorte em momentos chave e o apoio incondicional de minha namorada Teresa, minha Mãe Angelica e meus amigos. 
 12. Nosso MI Yago Santiago, já teve aulas com você, e nos últimos 12 meses tem apresentado uma evolução bastante significativa em seu jogo,
você poderia nos fazer uma avaliação sobre Yago ? o que falta para ele dar o "pulo do gato" e vir a ser um dia Grande Mestre ?

Eu penso que Yago é um bom jogador, muito imaginativo na parte combinativa e forte no cálculo.
O que eu considero que ele precisa melhorar para conseguer evoluir é o jogo posicional, porque muitas vezes para jogar de forma ativa ele cria fraquezas que a atividade não compensa.


13. Anand é o melhor jogador do Mundo hoje ? 

Considero que hoje o melhor jogador do mundo é Magnus Carlsen, porém Anand é também um dos mais fortes... mas nos últimos tempos ele parece jogar sem a mesma energia. 


14. As olimpíadas estão se aproximando, você faz idéia de como estará definida a equipe olímpica da Argentina ?

O time olímpico Argentino vai ser Peralta, Flores, Lorenzini, eu e provavelmente Felgaer que vai entrar como reserva de Anton Kovalyov que tem muitas chances de não participar. 


15. Qual sua visão hoje sobre o xadrez brasileiro, qual o melhor jogador em atuação no Brasil ?

Eu penso que no xadrez brasileiro acontece algo similar que na Argentina onde os jogadores mais fortes são muito parelhos entre si... então acho que sempre depende do torneio...

Para dizer qual é o mais forte... Leitão tem a virtude de ser o mais regular... mas é difícil dizer se ele é superior aos outros tops do Brasil.


16. Existe vida pós-xadrez ? O que você costuma fazer quando não está envolvido com o jogo ?

Eu, normalmente, quando não estou envolvido com o xadrez, saio com minha namorada ou com meus amigos pra comer algo,escuto muita música e vejo filmes. 
 17. Por qual equipe de futebol você torce ? 

Boca Júniors
18. E sobre Messi, você acha que ele superou Maradona como o melhor jogador argentino ?

Considero que não... porque Messi deveria ganhar um mundial para eu poder considerá-lo melhor que Maradona. 


19. Kasparov ou Fischer ? Por quê ?

Kasparov, porque para mim é o melhor jogador de todos os tempos... penso que o estilo de jogo dele era realmente incrível. 

20. Gostaria que você detalhasse quais pessoas foram importantes na sua carreira e está livre o espaço para agradecimentos e para
que você possa discorrer sobre qualquer tema de seu interesse. Obrigado mais uma vez ! A entrevista será publicada no blog: www.leaodonorte64.blogspot.com.

Uma pessoa muito importante na minha carreira é minha mãe, porque sempre me apoiou na decisão de ser enxadrista e isso sempre foi chave para eu poder continuar.

Minha namorada Teresa, porque ela sempre está me acompanhando e apoiando,mesmo quando os resultados não são os melhores.

E muitos amigos também foram importantes... porque eles me ajudaram em muitos momentos que eu precisei e eu estou muito agradecido a todos eles.

Agradeco pela entrevista e desejo que o blog continue com muito sucesso !

GM Sandro Mareco


Nenhum comentário:

Postar um comentário